Tartaruga rara no CRAM!
- CRAM Ecomare
- 05 Mar 2014
Uma tartaruga de Kemp (Lepidochelys kempii) foi encontrada arrojada no dia 5 de março de 2014 a cerca de 3km a norte da Praia da Tocha (Cantanhede). Este animal foi encontrado por uma pessoa que passeava junto à praia. Trata-se de um animal com 1,35 quilogramas de peso e 22 centímetros de comprimento de carapaça.
Este é o segundo registo da espécie em Portugal continental. O anterior ocorreu em 2001 na Praia de Lavadores (Vila Nova de Gaia).
O CRAM agradece ao senhor que alertou e recolheu a tartaruga, à GNR de Cantanhede pelo alerta e à Polícia Marítima da Figueira da Foz que se disponibilizou para ajudar no resgate deste animal.
A tartaruga de Kemp é a mais pequena de todas as tartarugas marinhas. Em média um adulto mede entre 58 a 66cm de comprimento curvo de carapaça e pode pesar entre 32 a 40Kg. A maioria dos adultos desta espécie ocorre apenas nas águas do Golfo do México e na costa atlântica dos Estados Unidos da América. No entanto existem alguns registos (poucos) desta espécie nos Açores, Marrocos e no Mediterrâneo.
Esta espécie reproduz-se na zona do Golfo do México, sendo que cerca de 95% da nidificação mundial desta espécie ocorre em apenas três praias do estado de Tamaulipas, no México. Existem também alguns registos de nidificação (em menor escala) desta espécie no estado do Texas, nos Estados Unidos da América.
A tartaruga de Kemp encontra-se criticamente ameaçada, estimando-se que existam apenas entre 7.000 a 9.000 fêmeas nidificantes. Entre 1947 e 1978, o número de ninhos desta espécie diminuiu drasticamente de 40.000 para cerca de 700 ninhos. No entanto, devido a um esforço de conservação conjunto por parte dos Governos dos Estados Unidos da América e do México, a espécie tem vindo a recuperar, estimando-se que atualmente o número de ninhos ronde os 15.000 ninhos.
Mais algumas curiosidades sobre a espécie:
- É a única tartaruga marinha que nidifica durante o dia (todas as outras fazem-no ao anoitecer);
- Juntamente com a Lepidochelys olivacea são as únicas tartarugas que nidificam em “arribadas” (chegada à praia de vários indivíduos juntos para desovar, vindos de vários pontos do Mundo);
- Reproduzem-se entre Maio e Julho, construindo 2 a 3 ninhos por temporada. Colocam em média 100 ovos, os quais levam cerca de 50 a 60 dias a incubar.
- A sua dieta é formada maioritariamente por caranguejos, mas também se alimenta de peixes, medusas e moluscos.