Tartarugas Marinhas

Em Portugal não existem praias de nidificação de tartarugas marinhas. Assim, um arrojamento de tartaruga marinha deve ser imediatamente relatado para que o animal seja resgatado.

NÃO MEXAS!

A manipulação deve ser realizada por pessoas experientes para não magoar a tartaruga nem ser magoado. No entanto, se for necessário mexer, para evitar que o animal se magoe ou te magoes tu, lembra-te que se trata de um animal selvagem e o ruído e a presença de pessoas muito próximas pode torná-los agressivos. Podem também transmitir doenças aos humanos. A equipa de resgate pode fornecer-te informações detalhadas sobre o que fazer.

NÃO DEVOLVAS A TARTARUGA À ÁGUA!

As praias Portuguesas não são usadas pelas tartarugas marinhas como locais de nidificação. Deste modo, se uma tartaruga arrojar, provavelmente está ferida ou doente. A sua devolução ao mar poderá comprometer a sua reabilitação e mesmo causar a sua morte.

OBSERVA E DESCREVE!

Verifica as características físicas do animal tal como o tamanho (o mais preciso possível), a forma e a coloração da carapaça. Esta informação irá ajudar a equipa de resgate a identificar a espécie e optimizar os meios necessários para o seu resgate. Verifica a forma e cor da carapaça:    

IDENTIFICA PROBLEMAS!

ESTADO GERAL DO ANIMAL – tenta perceber o estado do animal; se está magro ou com boa condição física. FERIDAS VISÍVEIS – descreve os ferimentos visíveis, fraturas, etc.; INTERVENÇÕES FEITAS – tenta perceber se alguém já fez alguma manipulação ao animal. Se sim, tenta identificar o que foi feito (manipulação, administração de medicações, remoção de redes ou anzóis, etc.).

LOCALIZA!

Descreve o local exato do arrojamento e toma nota das direções para que a equipa de resgate possa chegar ao local do arrojamento.

CONTACTA!

Contacta as autoridades competentes ou o Centro de recuperação de animais selvagens mais próximo. Fornece todas as informações recolhidas. A equipa de resgate poderá indicar-te alguns procedimentos que poderás realizar enquanto não chegam ao local.

O QUE PODES FAZER ENQUANTO A EQUIPA DE RESGATE NÃO CHEGA!

Manter silêncio e pessoas e cães afastados!

Por estar fora do seu meio natural, o animal vai estar bastante stressado e fazer barulho e tocar-lhe pode piorar a situação ou mesmo provocar-lhe a morte.

QUE NUNCA DEVES FAZER!

Não puxar ou arrastar a tartaruga pelas barbatanas.  As barbatanas são bastante sensíveis, puxar estes animais pelos seus membros pode provocar lesões irreversíveis. O melhor é não mexer no animal se não houver pessoas suficientes para o manipular. A tartaruga vai estar assustada e poderá morder, apesar de não possuírem dentes, a boca das tartarugas pode magoar bastante. Não voltar a colocar o animal no mar – Se uma tartaruga arroja é porque está com algum problema. A devolução ao mar só adia um novo arrojamento ou pode mesmo provocar a morte do animal pois a tartaruga pode não ter forças para subir à superfície e respirar. Não mexer na tartaruga  – Por estar fora do seu meio natural, o animal vai estar bastante stressado e, tocar-lhe ou fazer barulho pode piorar a situação. Deve-se manter um ambiente calmo e esperar que chegue a equipa de resgate. Não atuar sem falar com a equipa de resgate – Se não sabes o que vais fazer, o melhor é não fazer nada. A equipa de resgate pode dar-te orientações sobre o que fazer perante a situação de arrojamento.