A nossa área de intervenção
O CRAM, pertencente ao CPRAM, foi oficialmente criado em 2006 e está sediado na zona centro de Portugal. A sua área de intervenção estende-se por toda a zona centro e norte de Portugal.
Adicionalmente, a SPVS tem outras equipas dedicadas ao resgate de animais marinhos e recolha de arrojamentos de animais marinhos mortos.
Dependendo das espécies marinhas arrojadas, o CRAM tem diferentes áreas de atuação.
De modo a facilitar a nossa missão de resgate e reabilitação de animais marinhos, temos o CRAM sediado em Aveiro (centro de Portugal). O CRAM, atua no resgate de tartarugas e mamíferos marinhos vivos em todo o centro e norte de Portugal. A área de resgate de aves marinhas é restrita à zona centro de Portugal (desde Aveiro até à Nazaré).
Adicionalmente, a equipa do CRAM, responde a arrojamentos de mamíferos, aves e tartarugas marinhas mortos desde S. Martinho do Porto até ao Furadouro.
O CRAM depende muito dos alertas das pessoas e do apoio das Autoridades para os eventos de arrojamento (☎ 919 618 705).
SPVS Norte
A SPVS Norte está sediada na Universidade do Minho e tem uma equipa de resgate pronta a atuar desde aí.
Esta equipa está direcionada para a resposta a arrojamentos de mamíferos e tartarugas marinhas mortos. A sua área de atuação estende-se desde o Furadouro até Caminha.
Adicionalmente, esta equipa possui equipamento de 1ª intervenção para o resgate de arrojamentos de mamíferos e tartarugas marinhas vivos. Nos arrojamentos vivos no norte de Portugal, esta equipa chega em primeiro lugar, presta os primeiros socorros e espera no local pela equipa de resgate do CRAM.
As aves marinhas são encaminhadas para outros centros de recuperação existentes no norte do país.
Contacto:
SPVS – NORTE
Departamento de Biologia
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057
Braga
Telefone: + 351 914 800 616
SPVS Algarve
A SPVS Algarve está sediada em Olhão, nas instalações da sede do Parque Natural da Ria Formosa.
Esta equipa está direcionada para a recolha de arrojamentos de mamíferos e tartarugas marinhas mortos, possuindo laboratórios e sala de necrópsias. A sua área de intervenção estende-se por todo o Algarve.
Nesta área, existem centros de recuperação de animais selvagens que são responsáveis pelo resgate e reabilitação de animais marinhos vivos.
No entanto, esta equipa possui equipamento de 1ª intervenção para o resgate de arrojamentos de mamíferos e tartarugas marinhas vivos que são ativados no caso dos centros de recuperação existentes no Algarve necessitarem da nossa ajuda.
Contacto:
SPVS – Algarve
PNRF – Parque Nacional da Ria Formosa – Quinta de Marim
Olhão
Telefone: +351 914 522 944