A NOSSA MISSÃO

Ser um fundo de conservação de espécies marinhas ameaçadas, onde se integram aspectos de sustentabilidade a longo prazo implementadas pelos usuários do meio marinho, tais como pescadores profissionais e recreativos, actividades náuticas e desportos marinhos

A NOSSA VISÃO

Assegurar que as espécies marinhas protegidas que ocorrem em Portugal Continental atingem ou mantém um estado de conservação favorável em cooperação com a promoção de atividades económicas sustentáveis e respeitadoras do meio marinho.

OS NOSSOS VALORES

Respeito

O Fundo Parceiros pelo Mar trata as espécies marinhas e todos usuários do meio marinho com respeito, justiça e dignidade.

 

Integridade

As nossas relações com membros, patrocinadores, parceiros e outras partes interessadas, baseiam-se numa postura de absoluta integridade.

 

Colaboração

As ações onde estamos envolvidos são sempre em parceria com as comunidades locais, organizações, governos e respetivas entidades reguladoras e fiscalizadoras do meio marinho, empresas e usuários do meio marinho.

Fortalecimento

Nós acreditamos em capacitar, formar e melhorar o conhecimento dos nossos funcionários, parceiros e patrocinadores e de uma forma geral os usuários do meio marinho, assumindo que cada indivíduo e cada ação pode fazer a diferença.

Inovação

Procuramos usar as mais inovadoras abordagens, tecnologias e estratégias para proteger as nossas espécies marinhas protegidas, envolvendo em atividades cooperativas os usuários do meio marinho.

Reconhecimento

Nós reconhecemos e valorizamos as pessoas, os lugares e as ações em que trabalhamos, e os sucessos mútuos que são alcançados.

 

Lixo na praia

PROBLEMAS E AMEAÇAS

As nossas espécies marinhas ameaçadas, os nossos recursos costeiros e as nossas áreas marinhas enfrentam uma série de ameaças que infelizmente estão aumentando a cada dia. O Fundo Parceiros pelo Mar apoia a investigação, a monitorização e a mitigação de ameaças e trabalha com os usuários do meio marinho para identificar essas ameaças, e promover ações inovadores para desenvolver soluções que a médio prazo reduzam os efeitos dessas ameaças.

Entre as ameaças mais problemáticas temos:

  • Pesca INN (Pesca Ilegal, Não declarada, Não regulamentada);
  • Pesca por redes fundeadas (emalhar/tresmalho) quando realizada próximo de costa;
  • Pesca por Arte-Xávega no caso do Boto
  • Prospecção sísmica
  • Poluição marinha difusa (metais pesados, pesticidas, farmacêuticos)
  • Biotoxinas
  • Macropoluentes (plásticos, espumas, redes fantasma)
  • Derrames de hidrocarbonetos (pequena e grande escala)
  • Incremento de fatores gerais de pressão Humana no litoral

Algumas destas ameaças poderão ser resolvidas ou mitigadas a curto prazo, especialmente no que se refere às ameaças provenientes do sector pesqueiro. Outras ameaças como a poluição marinha, biotoxinas, os plásticos, redes fantasmas e os derrames de hidrocarbonetos, poderão levar décadas até serem reduzidas e deixarem de ser problemáticas.

CAMPANHAS

ppmar

Rifa Solidária

Integrado, no Fundo Parceiros pelo Mar, está uma iniciativa na modalidade de rifa solidária, onde anualmente serão sorteados um conjunto de bens que sejam desenvolvidos pelo CRAM ou doados por mecenas. O primeiro sorteio desta iniciativa baseia-se na distribuição de 10 prémios de arte, produzidos pelo artista Tony Ladd que doou parte do material ao CRAM para apoiar a reabilitação de aves marinhas (nomeadamente a construção do tanque de voo circular). O material doado refere-se a um conjunto de desenhos assinados pelo artistas referentes a ovos de espécies marinhas.

Logótipo Campanha Wave to Save - Fundo Parceiros pelo Mar

Wave to Save

A campanha Wave to Save é um campanha dirigida à comunidade que pratica surf, body-board, kite-surf e outros desportos similares e com forte ligação ao meio marinho. Mais especificamente, esta campanha pretende contribuir para a melhoria da logística de resgate de animais marinhos arrojados vivos (aves marinhas, tartarugas marinhas, cetáceos e focas), de forma a assegurar que existe uma resposta pronta e célere perante alertas de animais marinhos em stress e a necessitarem ajuda.